• Ascon Assessoria Contábil

Controle Financeiro e a Contabilidade

Departamento Responsável:

Departamento Contábil


A quem se destina?

Todas as empresas!

Na relação entre o Financeiro e a Contabilidade, é muito comum encontrar profissionais e empresários que desconhecem os livros contábeis, têm dificuldade em “ler” um balancete ou demonstrativo de resultados ou, ainda, desconhecem quais obrigações precisam ser cumpridas em nome das empresas perante a Legislação Comercial, Fisco Federal, Municipal, Estadual, Ministério do Trabalho e Emprego, dentre outros, e que, por este motivo, acabam cometendo erros que podem trazer prejuízos às mesmas.


Dentre as principais obrigações do Departamento Contábil, podemos citar, além das obrigações acessórias, a elaboração do Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados, Notas Explicativas, Livro Diário e Livro Razão.


Nos livros citados, Diário e Razão, é obrigatória a escrituração de toda a movimentação fiscal da empresa (notas fiscais de compra, venda, serviços tomados e prestados), Folha de pagamento e Folha de Pro Labore, Folha de 13º Salário, Férias, Tributos, e todas as despesas, receitas e provisões exigidas por lei. É importante ressaltar que mesmo quando um fato não gerar uma movimentação financeira (saída ou entrada de numerário), ele pode alterar os resultados da empresa, como é o caso da depreciação.


Destes livros contábeis, relatórios e demonstrativos, serão extraídas, pelo Departamento Contábil, informações para o cumprimento de diversas outras obrigações, tais como:

  • Apuração dos tributos retidos na fonte (IR e Contribuições Sociais) para envio dos Darfs;

  • Apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social (no caso das empresas do lucro real através do LALUR);

  • Dirf – Declaração do Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte;

  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;

  • DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (empresas optantes pelo Simples Nacional);

  • DBE/BACEN - Preenchimento do Formulário para a Declaração de Bens e Direitos no Exterior;

  • SPED Contábil (Livro Diário, Razão e Demonstrativos em formato digital enviados ao governo federal anualmente);

  • SPED ECF (substituiu a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica);

  • Dentre várias outras obrigações, como: DIMOB, DEREX, DMED etc.

Também serão extraídas as informações para a elaboração do Informe de Rendimentos dos sócios, utilizados por estes no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda na Pessoa Física.


Dessa forma, é possível perceber que qualquer omissão de informação na escrituração contábil pode acarretar uma informação incorreta nas obrigações acessórias ou mesmo na apuração do resultado contábil!


A cada ano, essas obrigações ficam mais complexas e o prazo para seu cumprimento mais apertados. Entretanto, é muito comum o atraso da entrega dos documentos e falta de elementos essenciais para a elaboração da Contabilidade, tais como: clareza nas identificações das operações, documentos fiscais correspondentes às operações de compra e venda, conciliação bancária, relatórios de caixa, controle de estoque, dentre outros.


Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo Departamento Contábil é a falta de identificação dos fatos ocorridos nas empresas, parte por causa da ausência de documentos formais que documentem tais operações, não enviados para a ASCON para a devida contabilização, mas, muito mais frequente, pela dificuldade de comunicação com as pessoas que realmente conhecem os fatos na íntegra e podem responder sobre os motivos que os originaram, como foram realizados e os quais deveriam tomar ciência das consequências dessas ações para a empresa.


É imprescindível que haja um estreitamento no relacionamento profissional entre os operadores do Departamento Financeiro das empresas e os do Departamento Contábil da ASCON, para que trabalhem de forma alinhada, a fim de se minimizar os riscos que uma escrituração contábil falha pode causar para a empresa.


As Demonstrações Financeiras das empresas, nomenclatura atual das diversas formas de demonstração dos resultados contábeis, são ferramentas utilizadas para que as diversas parcelas da sociedade possam conhece-la de fato, seja Fisco, sócios, empregados, instituições financeiras, fornecedores etc. É importante entender que até mesmo uma ação trabalhista poderá envolver o Departamento Contábil, pois será necessário apresentar a contabilidade para comprovar ou não o pagamento de um empregado.


  • Uma escrituração contábil reflete a organização da empresa e de seus gestores e vem sendo utilizada cada vez mais frequentemente como embasamento para decisões no dia-a-dia, como nos seguintes exemplos:

  • muitas empresas estão buscando novos investidores para seus negócios e, esses possíveis investidores, antes de mais nada, querem analisar a “saúde” da empresa através dos relatórios contábeis, que deverá corresponder a realidade apresentada pelo empresário;

  • em uma situação onde haja um processo de falência, é através da contabilidade que poderemos comprovar a situação financeira da empresa, se não houve o chamado “crime falimentar”, como fraude a credores, violação de sigilo empresarial, divulgação de informações falsas, indução a erro, favorecimento de credores, desvio, ocultação ou apropriação de bens, aquisição, recebimento ou uso ilegal de bens, habilitação ilegal de crédito, exercício ilegal de atividade, violação de impedimento e omissão dos documentos contábeis obrigatórios;

  • no caso de empréstimos perante entidades financeiras, notamos que estão sendo solicitados Balanços Patrimoniais, balancetes e Demonstrações de Resultados apresentados em SPED, os quais devem ser assinados pelo contador e pelo empresário e, dependendo da situação, estão solicitando balanços auditados;

  • para participação em licitações ou até mesmo se manter no Simples Nacional, é obrigatório o cumprimento das exigências estabelecidas em lei;

  • além disso, temos as obrigações pactuadas nos contratos sociais, onde estão firmadas as regras de como será o relacionamento entre os sócios e destes com a sociedade, o que eles podem, devem e o que não podem fazer, até mesmo como será injetado o capital na empresa, forma e prazo, e a contabilidade deve ser usada para comprovar o que foi realizado de fato.

Tudo isso precisa e deve ser contabilizado de forma clara e completa, o que gera uma série de cobranças por parte dos contadores com relação ao envio de documentos e informações, as quais muitas vezes não são muito bem compreendidas ou aceitas. O objetivo da Contabilidade aqui é fazer com que a escrituração fique apta a ser utilizada em todas as suas finalidades.


A pontualidade na entrega dos documentos, a clareza das informações sobre as contas, a localização de documentos faltantes, a regularização de faturamentos pendentes de documento fiscal, a conciliação bancária, dentre outros, são procedimentos que ajudam muito esse relacionamento, evitando questionamentos por parte da contabilidade.


Nosso objetivo, além de cumprir com todas as obrigações citadas acima, é prestar um serviço de qualidade que atenda às necessidades da empresa, sócios, fisco e terceiros e trabalhar em parceria com o Departamento Financeiro de nossos clientes, buscando sempre um resultado de confiabilidade e transparência. Para tanto, o Departamento Contábil encontra-se à disposição para esclarecer as dúvidas de nossa área quantas vezes for necessário, seja em contato por telefone, e-mail ou pessoalmente na ASCON, de forma preventiva, no dia-a-dia, ou mesmo quando realizarmos alguma solicitação de informação complementar.


Aproveite esse final de ano para findar também todas as pendências da contabilidade da sua empresa! O tempo é fator primordial para fechamento de bons negócios e é imprescindível para isso que a contabilidade esteja em dia e o mais correta possível!



Proibida a reprodução deste material de forma parcial ou integral.

1 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

ASCON ASSESSORIA CONTÁBIL

Telefone: +55 (12) 3934-1211

E-mail: ascon@asconnet.com.br

 

Nossa localização:

Rua Bambuí, 481 - Jd. Satélite

São José dos Campos - São Paulo - Brasil