• Ascon Assessoria Contábil

DEFIS: Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais

Departamento Responsável:

Departamento Contábil


A quem se destina?

Todas as empresas optantes pelo Simples Nacional em 2018


Todos os anos, desde 2012, as empresas optantes pelo Simples Nacional estão obrigadas a transmissão da DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, cujo prazo final nesse ano será até o dia 29/03/2019!


Nesta declaração, além das informações referentes às atividades exercidas pela empresa optante pelo Simples Nacional, suas receitas, registros de isenção, redução e imunidade tributária, já informadas anteriormente à Receita Federal do Brasil no momento da geração do DASN mensal, ainda serão prestadas informações sobre:


  1. Ganhos de capital, quantidade de empregados do início do ano e no final do ano, identificação e rendimentos de todos os seus sócios;

  2. Saldo de Caixa, saldo de Contas Bancárias, saldo de Estoques Iniciais e Finais;

  3. Total de aquisição de mercadorias para revenda ou industrialização, entradas e saídas de mercadorias por transferências, devoluções;

  4. Informações do Item “C” ainda deverão ser prestadas separadas por Estados e em municípios, nos casos de serviços.


Essas informações que são solicitadas nesta declaração serão analisadas em conjunto com outras informações já em poder do Fisco, para possibilitar o aprofundamento do conhecimento sobre a pessoa jurídica e sua permanência no Simples Nacional.


A empresa também deverá manter todos os documentos utilizados para a apresentação desta declaração devidamente arquivados para apresentá-los, caso venha a ser solicitado, para confirmação das informações, tais como:


  1. Extratos bancários, extratos de cartão de crédito, relatórios de Caixa;

  2. Notas Fiscais de Compras e Vendas de Mercadorias, Notas Fiscais de Serviços Prestados e/ou Tomados;

  3. Comprovantes de pagamentos (fornecedores, tributos, funcionários e/ou quaisquer outros)

  4. Livros de Inventário e Controle de Estoques.

Portanto, é de suma importância que a empresa, no decorrer do ano, tenha apresentado todas as informações para sua contabilidade, a fim de que a DEFIS seja consistente e não venha a ter, no futuro, problemas com a fiscalização, principalmente em relação as contas bancárias e operações com cartões de crédito que a empresa possui em seu nome, pois as instituições financeiras prestarão essas mesmas informações ao Fisco através de suas declarações.


Havendo dúvidas sobre a documentação a ser enviada e informações a serem prestadas ao seu contador, não deixe de entrar em contato para esclarecimentos.


Vale lembrar que as informações prestadas pelo contribuinte na DEFIS serão compartilhadas entre a RFB e os órgãos de fiscalização tributária dos Estados, Distrito Federal e municípios. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 25, caput).


Proibida a reprodução deste material de forma parcial ou integral.

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

ASCON ASSESSORIA CONTÁBIL

Telefone: +55 (12) 3934-1211

E-mail: ascon@asconnet.com.br

 

Nossa localização:

Rua Bambuí, 481 - Jd. Satélite

São José dos Campos - São Paulo - Brasil