• Ascon Assessoria Contábil

Livro de Registro de Inventário

Atualizado: 13 de Dez de 2018

Um procedimento importante e obrigatório dentro das empresas!

Departamento Responsável:

Livro de Registro de Inventário - Departamento Fiscal

Estoque mensal – Departamento Contábil


A quem se destina?

Todas as empresas comerciais e industriais.


O Livro de Registro de Inventário é usado para registrar o estoque da empresa, sempre com base no último dia de cada ano, ou seja, todo dia 31 de dezembro. Este livro é obrigatório a todas as empresas que comercializam mercadorias (compram e vendem) e, mais do que isso, trata-se de um procedimento administrativo de controle, o qual deve ser realizado diariamente para obtenção de informações importantes para o processo de reposição de mercadorias, controle das perdas, conhecimento da rotatividade dos estoques e viabilização da informação ao Fisco, entre outras informações vitais para a empresa.


O Livro de Registro de Inventário nada mais é do que o resumo final do Controle de Estoque, porém o controle de estoque deve ser feito constantemente pela empresa e sugerimos para tanto o método da Média Ponderada Móvel, apurado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades nele existentes. Essa posição mensal precisa ser necessariamente repassada para o Departamento Contábil, somente após o que é possível encerrarmos a contabilidade do mês.


No Livro de Registro de Inventário deve constar os seguintes dados:

  1. mercadorias adquiridas para revenda;

  2. matérias-primas (material que será transformado em produto);

  3. produtos intermediários;

  4. material de embalagem;

  5. produtos em processo de fabricação;

  6. produtos acabados;

  7. material de almoxarifado (material de uso e consumo).


As mercadorias e bens devem ser especificados conforme a situação acima (revenda, matéria-prima, produto acabado etc), bem como espécie, marca, tipo, modelo e custo de aquisição de todos os produtos, considerando as características da mercadoria, ou seja, no livro de Inventário deverá conter: descrição, classificação, quantidade, modelo, unidade, valor unitário e valor total).


Visto a importância deste controle, solicitamos a todos que enviem a relação dos estoques para o Departamento Fiscal, com a posição do dia 31 de dezembro de 2018, impreterivelmente até o dia 10/01/2019, para que possamos escriturar o Livro de Registro de Inventário e incluí-lo no SPED Fiscal, no caso das empresas obrigadas.


Salientamos que nossa escrituração limita-se a transcrição da posição em 31 de dezembro de cada ano passada pelo cliente. A ASCON não controla, nem tampouco conta estoques; a falta deste documento ou o fornecimento deste com erros ou distorções nas informações é de responsabilidade da empresa e seus responsáveis.


Além disso, para o Departamento Contábil também é importante constar no Livro de Inventário os itens do estoque que serão considerados como perda, por estarem obsoletos, vencidos etc, ou seja, não serão mais utilizados nos processos de vendas, industrialização ou prestação de serviços.


Ressaltamos que só é possível ao Departamento Contábil encerrar o Balanço Patrimonial do ano de 2018 após receber a informação do Inventário em 31/12/2018, além das demais identificações bancárias. Assim, se a empresa possui prazo para encerramento do Balanço Patrimonial antes do dia 10/01/2019, deverá enviar a posição do Inventário no 1º dia útil de Janeiro/2019, juntamente com os demais documentos para a escrituração fiscal e contábil!


Caso ainda não possua um modelo de Livro de Registro de Inventário, favor entrar em contato com nosso Departamento Fiscal, porém, na era digital em que estamos vivendo, é imprescindível que as empresas possuam sistemas de processamento de dados, capazes de realizar esta função.



Proibida a reprodução deste material de forma parcial ou integral.

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