• Ascon Assessoria Contábil

LIVRO DE REGISTRO DE INVENTÁRIO: Bloco H do EFD ICMS/IPI – SPED

Necessário o envio da posição em 31/12/2019 logo nos primeiros dias de Janeiro/2020!


Departamento Responsável:

Relatório “Livro” de Registro de Inventário (Bloco H) - Departamento Fiscal

Relatório de Estoque Mensal e posição em 31-12-2019 – Departamento Contábil


A quem se destina?

Todas as empresas comerciais e industriais.


Como já tratado detalhadamente em nossa Circular nº 381, de Dezembro/2019, o Relatório Mensal dos Estoques, também conhecido como “Livro de Registro de Inventário”, antigo Livro Fiscal denominado Modelo 7, apresenta a posição dos Estoques da empresa, sempre com base no último dia de cada mês, e a posição de 31 de dezembro.


Este relatório, hoje enviado eletronicamente junto ao SPED EFD ICMS/IPI, representado pelo Bloco H, é obrigatório à todas as empresas comerciais e industriais (compra, industrializa e vende) e, mais do que isso, trata-se de um procedimento administrativo de controle, o qual deve ser realizado diariamente para obtenção de informações importantes para o processo de reposição de mercadorias, materiais, produtos, controle das perdas, conhecimento da rotatividade dos estoques, bem como viabilizar a geração das informações ao Fisco. Da mesma forma, é essencial informação para apuração dos Resultados das Empresas, razão pela qual deve ser enviada mensalmente ao Departamento Contábil.


Entretanto, o objetivo dessa matéria é reforçar o envio da relação dos estoques, inclusive os itens baixados para perda, para o Departamento Fiscal e Contábil, com a posição do dia 31 de dezembro de 2019, impreterivelmente até o dia 10/01/2020, para que possamos adequar os dados no Livro de Registro de Inventário (ME/EPP) e também incluí-lo no SPED Fiscal de sua empresa, caso seja empresa obrigada.


O fechamento da contabilidade anual da sua empresa, bem como dos fechamentos mensais somente serão possíveis após recebermos a informação do Inventário. Assim, se a empresa possui prazo para encerramento do Balanço Patrimonial antes do dia 10/01/2020, deverá enviar a posição do Inventário no 1º dia útil de Janeiro/2020, juntamente com os demais documentos para a escrituração fiscal e contábil!


Se houver qualquer dúvida quanto às informações necessárias, nossa equipe está apta para auxiliá-lo!


Proibida reprodução desta matéria de forma parcial ou integral.

0 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

ASCON ASSESSORIA CONTÁBIL

Telefone: +55 (12) 3934-1211

E-mail: ascon@asconnet.com.br

 

Nossa localização:

Rua Bambuí, 481 - Jd. Satélite

São José dos Campos - São Paulo - Brasil