• Ascon Assessoria Contábil

Você sabe o que é PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Atualizado: 14 de Dez de 2018


Departamento Responsável:

Administração


A quem se destina?

Todas as pessoas.

A palavra “estratégia” encontra-se cada vez mais presente no dia-a-dia empresarial. Independentemente de porte, níveis tecnológicos ou mesmo das linhas de gestão assumidas pela administração, cada um segue sua própria estratégia. O que isso quer dizer? Se analisarmos a origem da palavra, no grego “STRATEGIA”, temos a junção de “STRATOS” (multidão, expedição, exército) com “AGEIN” (comandar, liderar), em outras palavras, a estratégia é o ato de liderar um exército!

Pense em sua empresa, na qual você tem os líderes e seu “exército”. Isto por si só, já define a existência de uma estratégia. A qualidade desta, por sua vez, é determinada pela harmonização de diversos outros fatores: relacionamento interno e externo, qualidade de processos e produtos, tomadas de decisão, investimentos, entre outros.


Assim como um bom exército necessita de um bom plano com definições claras dos objetivos a serem conquistados e das manobras que precisarão ser realizadas para ganhar a batalha, uma boa empresa também precisa de um plano adequado.


O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO consiste, então, em definir onde queremos chegar, o que deve ser executado para chegar lá e como faremos isto.

Por onde começar?

1. Defina sua missão!


A missão nada mais é do que a “alma” da organização, sua razão de ser, o propósito que rege cada ação cotidiana. Por exemplo, a missão da Kopenhagen é “fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade”. Se você entrar em qualquer Kopenhagen e provar um chocolate, perceberá que a missão da empresa se expressa em cada produto.


Para ter uma visão também da área de serviços, vamos interpretar a missão da Nubank: “redefinir o padrão de serviços financeiros no Brasil e no mundo”. A empresa foi pioneira em oferecer cartões de crédito inteiramente solicitados e aprovados via aplicativo em tempo recorde – algo que começa a redefinir os padrões de serviços financeiros por meio da praticidade e tecnologia.


Qual é a “alma” do seu negócio?


2. Construa sua visão!


A visão descreve de forma muito objetiva onde você quer chegar e em quanto tempo. Uma pessoa poderia definir sua visão como “Quero ter um salário mensal de R$ 15.000,00 daqui 5 anos.” ou “Aos meus 50 anos, quero ter viajado por 100 países.”. O que você quer para o futuro da sua empresa? Retorno financeiro? Qualidade? Um bom atendimento ao cliente?


Visualize seu futuro e construa sua visão.

3. Apoie-se em seus valores!


Os valores são as crenças básicas que estão inseridas indiretamente nas ações da empresa. Note que não são as suas crenças pessoais mas o valor do negócio que está diretamente atrelado à marca. Confuso?


Olhe para seu melhor colaborador, reflita sobre como ele trabalha e o que o torna melhor naquilo que ele faz? Intrínseco ao trabalho dele, você verá o que é valorizado. Talvez seja a qualidade do seu serviço, talvez seja o fato de sempre entregar não importa o esforço necessário, pode até ser que seja o zelo com o qual trata seus clientes. Estes serão os valores da empresa.


Estas três definições são o início do planejamento estratégico. Elas servirão de suporte para todas as tomadas de decisão, sejam estas grandes ou pequenas e guiarão, sua empresa por um caminho de sucesso. Contudo, há muito mais para ser trabalhado até que se defina o “como fazer”!



Proibida a reprodução deste material de forma parcial ou integral.

0 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

ASCON ASSESSORIA CONTÁBIL

Telefone: +55 (12) 3934-1211

E-mail: ascon@asconnet.com.br

 

Nossa localização:

Rua Bambuí, 481 - Jd. Satélite

São José dos Campos - São Paulo - Brasil